Moradores de Americana poderão levar seus cães e gatos para castração gratuita neste domingo (1º), durante um mutirão do programa Castra+ São Paulo, que vai disponibilizar 180 procedimentos sem custo para a população. A ação será realizada no Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha, o Centro Cívico, localizado na Rua Sergipe, nº 230, no Jardim Colina.
Para participar, os tutores devem realizar o agendamento prévio exclusivamente pelo site oficial do programa, no endereço castramaissaopaulo.com.br. No portal, é necessário clicar em “Quero agendar”, preencher os dados do responsável e do animal, além de selecionar a cidade, a data e o horário do procedimento. Os pets também precisam estar cadastrados no SinPatinhas, Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos do Governo Federal.
O mutirão é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e chegou a Americana por intermédio do deputado federal Delegado Bruno Lima e da vereadora Roberta Lima, com apoio da Prefeitura de Americana.
Além de contribuir para o controle populacional de cães e gatos, a ação busca reduzir o abandono de animais, prevenir doenças e reforçar a conscientização sobre a guarda responsável e os cuidados com a saúde dos pets.
De acordo com a médica veterinária e responsável técnica pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Aneli Marques Neves Conceição, a castração é uma ferramenta essencial de saúde pública. “O procedimento ajuda no controle populacional, previne diversas doenças, reduz o abandono e melhora a qualidade de vida dos animais. Esse mutirão amplia o acesso a um serviço seguro e gratuito, incentivando o cuidado responsável”, destacou.
Para que o animal seja atendido, é necessário cumprir alguns critérios. Os pets devem ter idade entre 4 meses e 8 anos, peso mínimo de 1,5 quilo, não podem estar desnutridos, desidratados, no cio, gestantes ou amamentando. Também não serão castrados animais imunocomprometidos ou com doenças como rinotraqueíte, esporotricose e dirofilariose.
A castração traz diversos benefícios, como a redução do risco de tumores mamários e testiculares, prevenção de doenças graves, diminuição de comportamentos agressivos ou de fuga, além de contribuir para uma vida mais longa, saudável e equilibrada para os animais.











Deixe o Seu Comentário