Desde o início da concessão do estacionamento rotativo em Americana, em 2019, a empresa Estapar já aplicou 133.762 multas por irregularidades na Zona Azul do município. O número representa uma média aproximada de 60 autuações por dia, considerando que o serviço não é cobrado aos domingos.
Os dados foram informados pela Unidade de Transportes e Sistema Viário (Utransv), da Prefeitura de Americana. De acordo com o levantamento, o ano com maior número de penalidades foi 2024, quando 27.022 infrações foram registradas. Já em 2025, até o momento, foram contabilizadas 16.223 multas, que resultaram em uma arrecadação de cerca de R$ 3,1 milhões.
Ao longo de todo o período de operação, o valor arrecadado com as multas ultrapassa R$ 26,1 milhões. Os recursos são destinados ao Fundo Municipal de Trânsito, utilizado para ações de educação no trânsito, engenharia viária, manutenção da sinalização, policiamento e outras melhorias na mobilidade urbana.
Segundo a Utransv, a Estapar não recebe parte da arrecadação proveniente das multas, uma vez que sua remuneração está vinculada à operação do sistema de estacionamento rotativo, por meio da cobrança da tarifa e da chamada Taxa de Pós-Utilização (TPU). Em 2023, houve alteração contratual que reduziu o percentual repassado ao município.
O chefe de gabinete da Prefeitura, Franco Sardelli, afirmou que os termos iniciais do contrato incentivaram uma fiscalização mais rigorosa nos primeiros anos da concessão, incluindo a utilização do chamado “carrinho da multa”, prática que foi alvo de questionamentos e medidas judiciais por parte da atual administração.
Procurada, a Estapar informou que não irá se manifestar sobre o assunto em razão de uma ação judicial em andamento relacionada ao contrato de concessão do serviço em Americana.











Deixe o Seu Comentário